Cadeira Nº 9 – Patrona Maria Milene de Menezes Bezerra

Foto: Cedida pela família.

MARIA MILENE DE MENEZES BEZERRA

Por João Paulo de Menezes Bezerra

Maria Milene de Menezes Bezerra – 14 de junho de 1947 – Governador Dix-sept Rosado-RN (Sítio Bamburral); 17/09/2015 – Mossoró-RN.

Filha de agricultores e primogênita de uma prole de nove irmãos, foi nomeada Regente de Classe do Ensino Primário do Grupo Escolar Manoel Joaquim, hoje Escola estadual Manoel Joaquim, integrando o quadro dos funcionários públicos da rede estadual de ensino, através da aprovação em concurso no ano de 1967, tendo sido nomeada vice-diretora da referida escola por diversas gestões.

Por ocasião da renda que já possuía, passou a ajudar os pais a complementar as despesas de casa, até que, anos depois, se uniu em matrimônio a Tarcísio Meneses Bezerra, com quem teve oito filhos, sete atualmente vivos.

Já casada, no início da década de 1980, acessa o ensino superior, concluindo o curso de Pedagogia – Habilitação em Orientação Escolar pela então Fundação Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Poucos meses após a aposentadoria, em 2013, a que precedeu meio século da atividade no serviço público, a educadora descobre um câncer, doença contra a qual lutou irresignadamente por três anos.

Pelos seus relevantes serviços à sociedade local, com o incontestável exemplo de doação ao trabalho, contribuindo para a formação de diversas gerações e pela sua participação ativa nas lutas em prol de uma educação pública de qualidade, Maria Milene de Meneses Oliveira é aclamada imortal por esta Academia Dix-septiense de História – ACADHIS.